[ editar artigo]

Adultos que viveram alcoolismo dos pais na infância

Adultos que viveram alcoolismo dos pais na infância

É muito mais comum do que se imagina o hábito da bebida nas famílias, e pode ser muito negativo o efeito nos filhos. Mas o EFT pode eliminar as sequelas familiares do hábito dos pais se alcoolizarem.

Como tenho tratado centenas de casos em que pais ou mães bebem em excesso, deixando nos filhos sentimentos negativos como culpa, medo de abandono, medo de desamparo, baixa auto estima, submissão excessiva, falta de iniciativa, assertividade, procrastinação, etc, resolvi passar para vocês algumas informações que podem ser úteis para se trabalharem ou trabalharem com seus pacientes.

Quando um dos cônjuges bebe, geralmente há muitas brigas em casa. Podem ser fisicamente violentas ou só verbalmente violentas, mas as discussões são extremamente desgastantes para as crianças que ora se escondem por medo, ora interferem para tentar apartar a briga e à vezes fogem para os vizinhos para se protegerem.
Não importa qual a reação imediata dos os filhos, o que se sabe é que as emoções negativas citadas acima irão necessariamente deixar rupturas energéticas nos meridianos e respostas padronizadas para sempre, a menos que sejam elaboradas e tratadas. E o EFT Oficial é muito eficiente para esta cura, como a clínica tem me mostrado.

Sabe-se hoje que se o pai está alcoolizado no momento da relação sexual que vai gerar um filho, o espermatozoide deixará sequelas no sistema nervoso do filho e se a mãe está alcoolizada deixará sequelas nos órgãos internos do filho. Por isso é importante investigar a ingestão de álcool pelos pais no momento do ato sexual.  Se a mãe ingere álcool no primeiro mês de gravidez, os efeitos no feto serão muito negativos. Isso tudo vale também para drogas ilegais.


Hoje temos o EFT que vai examinar em cada caso singular, em cada pessoa singular, que tipo de respostas os filhos deram para o alcoolismo dos seus pais. Geralmente, são respostas como as que citei acima e que se iniciam nas crianças, mas se cristalizam até a idade adulta, impedindo o livre fluir pela vida, com criatividade e paz.

A dica é essa. Se você for tratar de filhos de alcoólatras ou se você é um filho de pai ou mãe alcoólatra vá para as respostas emocionais e comportamentais a todos eventos específicos negativos ligados ao excesso de ingestão de álcool parental na sua infância. Estas respostas geralmente estão ligadas ao medo, ao desamparo, à vergonha e à culpa.

O EFT Oficial deve ser aplicado para cada evento específico e para as respostas emocionais, uma a uma. Se possível, vá narrando a cena indesejável e ir aplicando o EFT Oficial ao que sente hoje quando se lembra do fato e ao que sentiu naquele dia.

Faça assim, o EFT Oficial para todos os aspectos de cada evento que aconteceu no espaço e no tempo. Quando falo “todos” os aspectos é importante deixar claro que isso significa aspectos sensoriais (exemplo: eu me arrepiei, meu coração ficou apertado), emocionais (tive medo, tive culpa), cognitivos (pensei que ia nos matar, pensei que ia matar minha mãe).

Com isso, vamos liberando as sequelas de culpa, de baixa auto estima e merecimento, de desamparo, etc que influenciam diretamente o fluir da vida adulta.

Este trabalho com EFT irá transformar as atitudes dos adultos que são filhos de pais habituados ao álcool, como procrastinação, medo de se colocar e por limites, medo do desamparo, medo do abandono, medo de agir, culpas, falta de auto estima e não merecimento, passividade, etc.

Obrigada por me seguir! Pode me perguntar algo sobre o tema que respondo imediatamente! Deixe seu feedback!


 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você