[ editar artigo]

Arte de Reframing no Optimal EFT Série Sea Ranch - vídeo 7 por Gary.

Arte de Reframing  no Optimal EFT
Série Sea Ranch - vídeo 7 por Gary.

Este vídeo é muito importante. Não deixem de ver! Gary dá dicas que fazem toda diferença para você conseguir numa sessão acessar o Terapeuta Interior de forma precisa e rigorosa. Para mim, o processo de reframing (acho que deveríamos usar esta expressão em inglês)* é parte essencial do acesso ao Terapeuta Interior. Pode-se acessá-lo sem reframing, sim, podemos, mas eu acho que como somos seres de compreensão, compreendendo o que vivemos temos mais posse de nossa liberdade emocional. Geralmente eu vou no caminho do reframing antes e durante o acesso ao Terapeuta Interior.

Aqui Gary vai mostrar a contribuição do reframing no processo do Optimal. Quando procedemos a um reenquadre/ ressignificação ou simplesmente reframing durante a conversa com um paciente, o que acontece é que ele vai olhar suas respostas emocionais a uma determinada situação em nova chave, ou perspectiva, o que lhe permitirá um salto de patamar. Explico melhor: quando ele olha por exemplo a mágoa em relação a seus pais por o terem negligenciado, a partir do lugar de olhar o que seus pais viveram, por exemplo, uma luta pela vida atroz, um desterro em relação a famílias que viviam em área rural, a negligencia assume outros coloridos e pode ser ressignificada, isto é sofre um reframing.

Deste novo patamar é possível sim facilitar a elaboração da mágoa e a atuação do Terapeuta Interior em um nível mais profundo, sensorial e emocional. Ao mesmo tempo outros cenários se abrem, tanto os que precisam ser integrados quanto outros que facilitam a compaixão consigo ou com o outro. 

O reframing sempre permite que além de acessarmos as respostas emocionais a eventos traumáticos, possamos compreender as condições de possibilidade de tais eventos e de tais respostas a partir de uma perspectiva mais ampla. Como se fosse um salto quântico emocional, para falar a linguagem da moda.

  • Temos duas traduções possíveis para reframing: reenquadre e ressignificação. Mas as duas são parciais. Eu vejo na palavra reframing uma conjugação do reenquadre e portanto da ressignificação e por isso a estou introduzindo na linguagem do EFT, embora nos cursos do Centro de Treinamento do EFT Oficial tenha usado geralmente a palavra reenquadre.


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TODOS OS CURSOS DO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você