[ editar artigo]

Ciúmes do namorado

Ciúmes do namorado

Uma paciente está muito mal porque o namorado disse pra ela que uma vez já teve relações com uma prostituta. Isso a deixou muito chateada, sentindo ciúmes, medo dele já te-la traído,  medo de confiar e ter uma decepção por ir se dando conta de que ele não é um cara espiritualizado como ela gostaria que ele fosse.

Quando começou a namorá-lo ela ficava com muito medo de ele ser gay, ficou meses desconfiada. Depois passou  este medo e agora se vê com um novo medo de novo. Ela é muito quietinha, fala pouco, segurava o choro inicialmente na sessão, estava com a voz fraca. O pai e a mãe dela são hippies e têm uma relação estranha. Se separaram, mas moram na mesma casa há anos. O pai é sustentado pela mãe dela e é muito ausente. Ela me disse que o pai sempre falava que quando ela fizesse 18 anos, ele ia embora viver na praia, mas nunca foi. Hoje ela tem 24 anos. Ela sente uma mistura de raiva, dó, desprezo pelo pai. Ele nunca cuidou dela e parecia não ligar nem um pouco para ela nem para os irmãos dela. Não sei ainda como cuidar disso, a nossa sessão foi bem analgésica e ela ficou melhor, o apetite voltou. Fui abordando essa relação que ela teve com o pai, que ameaçava ir embora, mas nunca foi, cuidando do que ela sentia nessa relação e do medo que ela sente de ter um casamento como o dos pais.  

COMENTÁRIO SONIA: Sua cliente cresceu bastante no desamparo, não parece? Sem sentir confiança de que teria sempre alguém esperando por ela, dando suporte, um afeto que pudesse ser contínuo e seguro. Foi desenvolvendo uma desconfiança das pessoas próximas dentro de si. E lógico não estava preparada para a confissão do namorado. É totalmente comum os meninos experimentarem sua vida sexual num prostíbulo para compreender do que se trata esta vida sexual e ter menos medo dela. Muito porque as meninas não estão disponíveis assim quando eles querem também. Mas para ela este fato que é corriqueiro se tornou mais um abismo em seus  abismos interiores.  Veja como ela fixou a ameaça do pai de ir embora, mesmo que ele jamais teve coragem para ir.  A desconfiança em relação aos homens precisa ser focada com muito cuidado, mas precisa ser trabalhada em suas raízes, ou seja, a relação com o pai. A relação com a mãe você não comentou muito mas me parece que ela sofreu muito por este pai ausente e indiferente. Limpando e ressignificando os eventos ligados a esta dor ela vai melhorar bastante. Ela me parece muito contida, sem gesto, sem assertividade, sem espontaneidade, sem confiança em si para agir e se posicionar.  Precisamos saber mais sobre a relação com a mãe, mas os hippies tem essa ideologia de tornar a criança independente e livre precocemente e isso acaba sendo uma sementeira para a insegurança e a baixa confiança em si.  Investiga mais o que significa ser hippie no caso desta família, como são os afetos e os comportamentos. O seu suporte é fundamental para ela acreditar numa outra possibilidade de relação com intimidade, respeito, dignidade, confiança e ética.

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS CURSOS DO  EFT OFICIAL ESTÃO AQUI. 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você