[ editar artigo]

Como trabalhar a arrogância do paciente? Veja a resposta da Sonia, no final

Como trabalhar a arrogância do paciente?
Veja a resposta da Sonia, no final

Um paciente não tem coragem de pedir ajuda pra ninguém, mesmo precisando muito pra cuidar dos filhos e da casa. Além disso ele está cada vez mais sozinho, os amigos se afastaram dele porque ele se tornou há pouco tempo religioso fervoroso. Sente-se o dono da verdade, não aceita ideias diferentes da dele e não quer se relacionar com pessoas que não seguem as mesmas regras religiosas. Mas sente bastante falta dos antigos amigos.  

RESPOSTA SONIA

Terapeuta querida, Raissa. Esse paciente buscou a terapia para ter um lugar onde cair, porque a arrogância que usa como defesa perante todos está deixando ele realmente no frio da falta de comunidade, de comunhão, de colo.  Precisa sem dúvida investigar como ele foi buscar essa defesa de ser o dono da verdade. Provavelmente as raízes estão na infância, onde ele não teve espaço (com afeto) para criar suas ideias com flexibilidade e de uma forma simpática aos demais, tolerando outras ideias e posições. Ele me parece muito mental,  impedindo qualquer ternura e gentileza. Se ele te procurou é porque em algum lugar no seu ser ele percebe que está quebrando com toda esta rigidez. Busque o lugar da dor,  o lugar que sofre ao trabalhar com ele. Procure deixar ele de olhos fechados um pouco, respirando e indo para dentro de si, reaprendendo a sentir, buscando alguma dor da infância. Não adianta tentar quebrar a defesa de frente. Ela está lá porque ele precisa dela. Mas vai buscando o que está atrás, a solidão vivida na infância, o medo, a insegurança para ter um gesto seu. Me parece que a busca de um grupo religioso indica o quanto ele precisa de um líder de onde tirar as certezas e verdades que vai tentar impor aos demais. Nada me parece ser dele mesmo. Parece se apoiar em verdades que não são pessoais dele, mas emprestadas de organizações que ele respeita e das quais depende. Ele tem mesmo a matriz de uma pessoa que abraça verdades abstratas e não pesquisa verdades experienciadas. Tem medo de se ouvir e de ouvir os demais. Mas a dor que o levou a te procurar é o caminho que pode leva-lo a uma transformação e à busca de uma verdade pessoal, com humildade e respeito aos demais.



TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇO  COM GRANDE DESCONTO NO TREINAMENTO COMPLETO DO  EFT OFICIAL ESTÃO AQUI. 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler conteúdo completo
Indicados para você