[ editar artigo]

Como trabalhar e gerar mais resultado para um cliente que sempre culpa os outros?

Como trabalhar e gerar mais resultado para
um cliente que sempre culpa os outros?

Pode nos dar algumas dicas de como trabalhar o fato da pessoa sempre culpar o outro pelo seu fracasso ou por não ter apoio, onde o cliente sempre espera que alguém vá incentiva-lo e apoia-lo e isso não acontece e aí acaba desistindo e não fazendo o que queria e culpando alguém?

Resposta de Sonia Novinsky : Querida Vania, obrigada por sua pergunta. O   grande, talvez o maior problema egoico é o ressentimento intimamente ligado à arrogância. Se conseguimos diminuir esta dupla muitos km em direção à espiritualidade são percorridos.

Se queremos trabalhar com EFT é possível mas é importante compreender a dinâmica do paciente, inclusive porque pode interferir na relação com o terapeuta. O ego sempre ataca como uma forma de se defender, porque sua arrogância o impede de ver suas fraquezas, suas fragilidades, seu desamparo, suas limitações, sua falta de confiança numa força maior que si mesmo (Deus, ou a Presença, Ou Terapeuta Interior em si e para além de si). Para pessoas assim ou eles próprios são os responsáveis pelo sucesso ou há de ter alguém humano responsável por seus fracassos e derrotas. 

O sucesso  "engorda" seus egos, o fracasso ou os coloca na impotência e na depressão total, na desesperança, ou atacam alguém para escapar destes estados terríveis. E se atacam alguém ainda mantêm alguma possibilidade de seguir em frente. Se não conseguem atacar, pronto, desistem e vivem a derrota infinita, sem saída e agônica.

Temos que encontrar a raiz desta onipotência, desta arrogância que os prepara para a vitimização e o ataque. Se for trabalhar com EFT Tapping ou Optimal é preciso encontrar as cenas da infância e puberdade em que lhes foram tiradas a confiança em si e a confiança no poder que nos transcende e que permite que tudo possa mudar, melhorar, fluir.

Geralmente no ambiente familiar se vai encontrar estas cenas, por exemplo quando são crianças mimadas demais e tudo que iniciam e querem fazer alguém fará melhor por elas. Ou, também quando em muito tenra idade faltou suporte necessário para lidar com fragilidades do bebê ou criança pequena. Ou ainda se lhes foram colocadas tarefas muito maiores que seus recursos, desafios maiores que seus recursos e se viram por demais em contato com sua própria impotência, sem que lhes fosse mostrado que podiam contar com algo maior que si mesmas.

Se for trabalhar com EFT, precisa ir para estas cenas concretas e trabalhar todos seus aspectos. E ressignificar para poder ir introduzindo aos poucos essa abertura ao Terapeuta Interior ou a Presença dentro de nós, que realmente permitirá a construção de um futuro com mais humildade e mais esperança.


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO DE VERÃO 2019 ! 

TAGS

culpa

Apoio

ACADEMIA CLINICA
Ler matéria completa
Indicados para você