[ editar artigo]

Comportamento e discurso

Comportamento e discurso

Um aprendizado que eu tive (que pode ser simples, mas que clareou a minha forma de olhar o paciente) com as aulas e supervisões com a Sonia Novinsky foi de observar as ações do paciente.

Por exemplo, uma paciente em terapia dizia que queria se mudar para a Europa pra se dedicar a vida profissional. Segundo ela, “seu sonho era se mudar dali onde vivia”. Fizemos um trabalho terapêutico de um ano e, ao longo desse período, ela teve muitas oportunidades de ir. Não havia nada de concreto que a prendesse na cidade natal, mas ela simplesmente não ia embora. Diversas vezes, ela criava empecilhos hipotéticos, então reclamava e adiava sua ida.

Sem o olhar de alguém de fora, ela não conseguia se dar conta de que, na verdade, ela queria ficar ali. Fui aos poucos mostrando isso pra ela, até que caiu a ficha.

Ela, na verdade, queria ficar e cuidar da sua família, apesar de dizer o contrário. Havia ficado alguns anos quando criança longe de sua mãe, época que sentiu muita saudade dela. Agora ela tinha a oportunidade de estar mais próxima, gostava de tê-los em sua vida e tinha medo de ficar sozinha se mudasse, apesar das oportunidades profissionais que poderia ter.  De acordo com as ações dela, ela não queria se mudar.

Por isso, uma forma de descobrir o que de fato o paciente quer  é através da observação de suas ações. Às vezes, o comportamento reflete mais verdadeiramente as crenças e desejos profundos do que o discurso.

Comentário Sonia: Verdade, muito bem observado. E é neste gap entre o observado (o que faz, como age, como ocupa espaço, como se move no tempo, como olha) e o que ele discursa que vamos ter uma pista de conflitos maiores ou menores. São cisões que estão ali  não por acaso, estão ali para que algo se esconda e o conflito não surja com toda sua veemência. É importante ir seguindo este gap e descobrir o que ele nos revela e nos oculta. É preciso tempo, paciência e cuidado para não atacar, não ser pontudo demais. São mais perguntas que se faz do que respostas que se dá. ok?



ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TODOS OS CURSOS DO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você