[ editar artigo]

Do Blog de Gary Craig: Pode o EFT ser útil para Bexiga Retraída?

Do Blog de Gary Craig: Pode o EFT ser útil para 
Bexiga Retraída?

Com alegria agradeço a Luiz Fernando por ter traduzido este artigo de Gary Craig.(Sonia)

 

Pergunta ao Gary:

Queria saber se você tem um tratamento específico para bexiga retraída. Sofro com isso e tentei auto-hipnose e mensagens subliminares sem obter resultados.

Resposta de Gary:

Obrigado pela sua pergunta. A bexiga tímida (parurese) é muito mais comum do que as pessoas imaginam. E, sim, EFT feito de forma correta vai te trazer alívio. Aqui estão algumas reflexões sobre isso coletadas no WebMD  e agrego minhas reflexões em itálico.

O que é “Bexiga Retraída?”

Quando você está fora de casa e você tem que ir ao banheiro, vai procurar um banheiro público. Mas para milhões, esta não é uma opção. Banheiro público é um lugar onde fazer xixi parece fisicamente impossível.

Isso porque estar perto de outras pessoas faz com que os músculos do seu esfíncter se tranquem. Esses músculos controlam o fluxo de urina da sua bexiga. Uma vez que os músculos paralisam, você simplesmente não consegue fazer xixi. Isso pode acontecer em um banheiro público, um banheiro na casa de outra pessoa, e até mesmo na sua própria casa se outras pessoas estiverem próximas. Sim... e falando em termos de EFT, você está subconscientemente repetindo algumas emoções não resolvidas do passado. Isso é o que faz com que os músculos do esfíncter trancarem.

Cerca de 20 milhões de americanos sofrem deste problema. É conhecida como síndrome da bexiga retraída. Porém, o seu médico pode chamar pelo nome oficial, parurese.

Se  este problema não for tratado pode afetar sua vida pessoal, social e profissional. Você pode achar difícil ficar longe de casa por mais do que um curto período de tempo. Você pode acabar evitando festas, eventos esportivos e encontros. É algo que pode até limitar a sua escolha de emprego. Mas você pode controlar essa síndrome com terapia. Terapia convencional pode ajudar, mas os resultados geralmente são leves ou temporários. EFT, se feito corretamente, pode eliminar o problema.

O que Causa a Bexiga Retraída?

Não é um problema com o seu sistema urinário. Ao invés disso, é um nervosismo de fazer xixi quando você está perto de outras pessoas. Sim. É considerado um transtorno de ansiedade social. Talvez. Mas essa é a visão médica. Eu procuro evitar tais rótulos e, em vez disso, considerar como uma reação a questões emocionais não resolvidas do passado. Isso é válido para quase todas as doenças humanas que manifestamos. É uma distinção importante a ser feita e simplifica enormemente o processo de cura. No entanto, é amplamente ignorada por métodos criados  pelo homem.

Talvez tenha começado quando seus pais te criticavam durante o treinamento ou na escola quando alguém te intimidava ou zombava de você no banheiro. Ou pode ter acontecido no consultório médico, quando você não conseguiu urinar na hora de coletar urina. Na pior das hipóteses, pode estar relacionado com um abuso sexual que aconteceu em um banheiro. Boas reflexões. Direto ao ponto. No entanto, as possibilidades são infinitas e é necessária alguma habilidade para descobrir suas causas específicas. E é aí que um bom treinamento é inestimável.

Depois que acontece pela primeira vez, você se preocupa que isso vá acontecer de novo. Em outras palavras, você tem ansiedade de desempenho. Tudo começa por aí. Quanto mais você tenta forçar a natureza a seguir seu curso, mais seu corpo se recusa a cooperar. A ansiedade sobrecarrega uma parte do seu sistema nervoso com adrenalina e os músculos que permitem esvaziar a bexiga simplesmente paralisam.

Muitas pessoas dizem que se sentem tão ansiosas de usar um banheiro público que vão procurar por um que está vazio. Alguns evitam banheiros compartilhados, e outros não conseguem fazer xixi em cabines públicas ou urinóis. No entanto, uma vez que as CAUSAS emocionais são localizadas e eliminadas, o problema desaparece e você pode fazer xixi quando e onde quiser. Viva!

Abraços virtuais, Gary

Comentários Sonia:  Tive um caso de paciente com bexiga retraída e vou expor o que acontecia apenas a titulo de referencia, porque cada pessoa tem sua biografia e suas raízes para padrões de atitudes e comportamentos. Era um senhor aposentado e o problema era grave. Não podia viajar, trabalhar, ir ao cinema, etc. A bexiga não funcionava em nenhum lugar a não ser em sua casa, quando estava sozinho. É uma limitação tremenda.  Investigando sua história encontrei um pai severíssimo, com vários eventos onde ele se sentiu criticado, machucado, humilhado, desvalorizado e desprezado. Um evento: um dia disse para seu pai que estava apertado e precisava urinar. Seu pai não deixou, estavam na rua. Ele não aguentava mais. Chorou. Seu pai o obrigou a tirar as calças com brutalidade e urinar no pneu de um carro na frente de todos e ele já devia ter uns 11 anos. Limpamos muitos eventos e ele foi conseguindo aos poucos voltar a controlar sua bexiga e relaxar para urinar em lugares públicos. Mas foi aos poucos e muitos eventos tiveram que ser clareados, mas sobretudo eu acho que foi importante ele poder se abrir comigo sem ser julgado, sem ser ridicularizado, sem ser olhado como um ser estigmatizado.  Fomos tirando a vergonha e isso só dá pra fazer no diálogo.

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇO  COM GRANDE DESCONTO NO TREINAMENTO COMPLETO DO  EFT OFICIAL ESTÃO AQUI. 

 

 

ACADEMIA CLINICA
Luiz Fernando
Luiz Fernando Seguir

Tradutor e Estudante de EFT

Ler matéria completa
Indicados para você