[ editar artigo]

Filhos de gravidez indesejada: sequelas e superação

Filhos de gravidez indesejada: sequelas e superação

Muitas vezes uma mulher chega em minha clínica trazendo as seguintes queixas:

  • Falta de confiança em si
  • Insegurança
  • Inconstância (acho que não vou conseguir e paro)
  • Relacionamentos superficiais e curtos
  • Sensação de vazio no peito
  • Sentimento de não ter lugar
  • Baixa autoestima
  • Memória de rejeições, medo de acabar sozinha
  • Sentimento de que sempre deve algo (culpa)
  • Necessidade de agradar, ser “boazinha”
  • Dificuldade de por limites e ser assertiva

Quando a mulher traz esse tipo de queixas é quase certo, quando eu pergunto como foi sua concepção e seu nascimento, que ela me responda: nasci de forma inesperada, meus pais não queriam filhos, ou ainda meus pais não eram casados, eram só namorados ou nem isso. Enfim, não houve uma decisão consciente e madura de querer e sonhar em ter um filho.

Esta filha de uma gravidez indesejada acaba gerando toda esta gama de atitudes, sentimentos e comportamentos altamente bloqueadores de um desenvolvimento satisfatório na vida.

Mas não desanimem, o EFT Oficial se bem realizado (e EFT não significa só fazer o tapping nos meridianos!), pode ajudar a superar este verdadeiro trauma que é nascer sem ser esperado e sonhado.

Há um agravante nesta situação: esta filha não esperada será ela própria, provavelmente, uma mãe que terá um filho inesperadamente. Às vezes com uma gravidez precoce, sem nenhuma condição de criar um filho, tendo que pensar até na possibilidade do aborto.

Enfim, se cria uma situação sem saída satisfatória. Como se a filha, ainda que inconscientemente, precisasse viver o que sua mãe viveu para saber o que ela sentia e se haveria lugar para ela nestes sentimentos.

A chave para se trabalhar esta situação com EFT é se focar na infância da paciente, onde ela viveu as sequelas de conviver com uma mãe angustiada, depressiva, magoada, etc. Porque um lar onde a criança chega sem ter sido sonhada e desejada, é um lar geralmente desarmônico, cheio de ressentimentos, arrependimentos, mágoas, atos impulsivos, etc.

A criança não desejada carece muitas vezes do toque, do colo, do lugar no coração que a deveria ter sonhado. Se este é seu caso ou de uma cliente sua, trabalhe cenas da infância e sentimentos negativos ali presentes e isso deverá ir eliminando as sequelas de ter chegado ao seio da família num momento “errado”.

A culpa de ter atrapalhado a vida e o plano dos pais deverá emergir com muita tristeza. A tentativa de superar a falta de lugar e a pouca aceitação sendo sempre boazinha, cordata e submissa, com certeza será outro sentimento a ser trabalhado.

Para superação total deste conjunto de queixas, crenças e sentimentos altamente limitantes, será necessária expansão da pessoa no mundo e manifestação de todos seus potenciais.

Se você deseja ficar sabendo sempre das novidades da comunidade EFT Oficial, se cadastre ali em cima e venha construir conhecimento terapêutico conosco!

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você