[ editar artigo]

Luto pet

Luto pet

Atendi uma cliente que veio até mim com uma tristeza profunda pela morte de sua cachorrinha, vivia com ela há mais de 10 anos e companheira de vida e histórias. A paciente precisou autorizar eutanásia pois o quadro não tinha mais retorno e ela estava tendo muito gastos com ela. A paciente sentia-se culpada, traidora e infeliz.. "será que realmente eu fiz certo? tomei a decisão certa. Se sentia muito culpada.

Fomos trabalhando a culpa na rodada EFT,  uma dor no peito como se alguém "pisasse" no seu coração. Começamos com 10. Uma dor muito insuportável que a paciente nem conseguia falar... e eu fui fazendo as rodadas nela. 

Após a segunda rodada, a paciente começou a encontrar respostas da sua indecisão. Lembrou que fizera um pacto com a cachorra, de nunca permitir que ela sofresse tanto, isso foi relatado pela paciente, após uma outra doença que a cachorro sofrera. Fiz ela se colocar no lugar da cachorra e refletir: e se você estivesse no lugar da cachorra, doente, fraca e sem nenhuma de cura igual ao estado que a sua cachorra se encontrava. O que você desejaria que tivesse sido feito? 

Ela refletiu um pouco e falou....eu sempre pedi para meu filho que se um dia eu ficar em um estado "vegetativo" que ele não me deixe sofrer. 

A paciente chegou a conclusão de que ela tinha tomada a melhor decisão naquele momento.

Terminamos a rodada com 6, em três dias recebo mensagem: "estou me sentindo bem melhor, ainda choro, mas a dor que sentia desapareceu. Hoje estou com 4". 

Sei que o luto precisa de um tempo maior para ser superado, mas agora ficou suportável para esta paciente. 

Fico feliz e grata por conhecer este método simples mais que age no emocional, equilibrando o corpo x mente. 


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TODOS OS CURSOS DO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
Valiene Oliveira
Valiene Oliveira Seguir

Escritora, palestrante, terapeuta, coaching educacional e familiar auxiliando na reconexão afetiva. Idealizadora do Curso Valores para Convivência

Ler matéria completa
Indicados para você