[ editar artigo]

"Não gosto de sentir raiva da minha mãe"

É normal quando o indivíduo chega a terapia ter resistência em olhar pra raiva, mágoa que sente da mãe. É como se a gente não pudesse ter essas emoções por quem nos deu a vida, né?

Tenho uma paciente que a mãe parece não ter sido muito acolhedora com ela, é viciada em trabalho e falta sensibilidade com as filhas. Certa vez, ela namorou um cara que a mãe não gostava e então fez disso um inferno na vida dela, brigou com o marido, expôs a filha pra outras pessoas. Isso tudo deixava a filha se sentindo muito culpada, que acabou perdendo o apetite e emagrecendo muito. Nem assim a mãe enxergava que ela estava mal. Eu não sei muito o que fazer num caso como esse além de dar suporte e acolhimento pra ela. E a dificuldade é que ela tem muita raiva dessa mãe, mas se culpa muito por começar a sentir isso, a ver os defeitos da mãe, como se tivesse que vê-la pra sempre como quando era uma criança: mamãe é perfeita. É difícil pra ela ver que a mãe fez algo de ruim ou que tenha causado mal pra ela.  Ela está regredida? Ou ainda tem aquele medo dessa raiva matar a mãe? Ou é porque deve ser muita raiva?

Comentário Sonia:  Raissa, dar suporte e acolhimento é necessário sim, neste caso. Mas não suficiente. Se for trabalhar com EFT Oficial, Optimal ou Tapping precisa ir para os eventos específicos que ela viveu com a mãe na infância, nos primeiros anos, no útero inclusive. E fazer o trabalho do Tapping e/ou do Terapeuta Interior.

O olhar que você precisa ter sobre a paciente é que importa. O fato dela se fazer de vítima da mãe me parece um sinal que deve ficar atenta. Ela interpreta a mãe como má, negligente, enquanto ela própria é a vítima, mas ao mesmo tempo se incomoda de sentir raiva da mãe. Não posso te ajudar muito sem saber a história afetiva desta moça desde a concepção. Que hospitalidade ela teve ou não teve, desde o útero? Como ela enfrenta o mundo, a vida? Qual a queixa que a levou a terapia? Qual sua meta terapêutica? Para uma supervisão faltam muitos dados,  acho que valeria fazer uma supervisão deste caso! 

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TODOS OS CURSOS DO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você