[ editar artigo]

Novidades no mundo do EFT

Novidades no mundo do EFT

Amigos, amigas,

 

Muito bom estar de volta ao Brasil depois de uma semana conversando com Gary sobre o EFT Tapping e Optimal e trocando experiências com ele, filmando com ele, aprendendo e contando das nossas experiências no Brasil.

Como falei, estou subindo no youtube alguns videos respondendo perguntas frequentes e contando um pouco sobre seus novos progressos.

Aos poucos, para não cansar muito vocês, irei passando para vocês o que acontece no EFT fora do Brasil.

Um ponto que eu gostaria de distinguir e que conversei bastante com Gary e ele concorda comigo, é sobre as diferentes formas de aplicação do EFT e como elas precisam estar conscientes para o praticante do EFT.

O Gary vem se dedicando muito ao EFT como auto ajuda. Todo o curso que ele escreveu, que hoje ele dá no nome de Aulas Avançadas ( Advanced Lessons) e que eu dou o nome de Curso em Texto, é um curso focado na auto aplicação. Gary não é da área de saúde, então é bastante natural que ele se dedique a ensinar pessoas a se auto curarem. Este é um viés do trabalho dele, como  é o viés de focar em doenças físicas para ir buscar as causas emocionais (eu não gosto da palavra causa, mas ele usa muito).

Só que no Brasil temos hoje centenas de pessoas que buscam o EFT para ajudar os outros, para vir a ser terapeutas, para ter uma segunda profissão ou mesmo uma primeira. E, por outro lado, há muitas pessoas que têm traumas seríssimos e precisam de um terapeuta para cuidar delas.

O próprio Gary hoje está repensando esta ênfase que vem dando na auto ajuda. Muitas pessoas, eu vi, tentam o caminho da auto ajuda e, desesperadas, pedem para ele atende-las. E ele as atende e aos poucos estas pessoas, livres dos maiores traumas, passam a se cuidar sozinhas.

A formação do terapeuta em EFT como nós temos ainda não foi desenvolvida nos Estados Unidos. Sheri, a diretora do Treinamento em EFT Oficial em língua inglesa, só oferece o Top Training, que custa 10 000 dólares.

Mas nós oferecemos esta possibilidade de pessoas se formarem como terapeutas em EFT Oficial desde que façam os nossos três cursos: Gold, Percurso Clinico e Optimal. Em breve passarei a receber pessoas que querem a certificação top level, currículo completo, que implicará em um ano de trabalho comigo completamente personalizado. 

O curso Percurso Clínico é um privilégio que por enquanto só vocês tem, e ele vem se mostrando um ponto de virada para quem quer ser um terapeuta sério.

Por enquanto vimos que há duas possibilidades de aplicarmos o EFT: como  auto ajuda e como terapeutas.

Eu queria, porém, distinguir ainda, na área dos terapeutas, os praticantes de EFT imediatista, que são as pessoas que aprendem dos nossos cursos o mínimo e aplicam de uma forma mais analgésica. Podem até chegar a eventos específicos, fazer uma ou algumas sessões e ter resultados mas não há uma proposta de um processo terapêutico completo, de auto conhecimento profundo e encontro de uma vocação existencial.

Nossos cursos no Brasil dão margem a estes dois tipos de usos do EFT: um mais superficial, mas as vezes bastante eficaz , e um mais profundo, que precisa ser acompanhado de supervisões e ensinamentos clínicos específicos que estou me preparando para oferecer a vocês a partir de março provavelmente.

Não acho que devemos julgar o que o praticante quer fazer: auto ajuda, efeitos imediatistas ou processo terapêutico profundo. Mas devemos sim saber o que queremos fazer e o que nos propomos a fazer com cada paciente. Ou se é auto ajuda, se é só isso que queremos, conosco mesmo.

Todo paciente de EFT, depois de um tempo, pode se auto ajudar, esta é a grande finalização do processo terapêutico, mas precisamos saber em que momento a auto ajuda acontecerá. Antes de um trabalho profundo ou depois.

Como terapeuta que sempre fui, eu gosto muito de trabalhar o processo psicoterapêutico, fazer o atendimento clínico e incluir nele o Optimal EFT ou o Tapping ou ambos. Mas já me aconteceu de ter demandas de duas sessões e eu aplicar um EFT mais restrito, menos observador da relação clínica.  Em alguns casos deu resultado e em alguns tive que iniciar um processo terapêutico total.

Estou bastante disposta a ensinar quem queira ser um clinico de verdade, capaz de estar atento a tudo que acontece no encontro terapêutico, nas memórias do passado e nos sonhos do futuro.

Descubram como querem usar o EFT e passem a divulgar na academia o que vocês fazem. E  compartilhem nas redes sociais, o que publicam: isso aumentará nossa possibilidade de expansão de EFT. Convidem seus colegas e amigos para participar e escrever na academia.

Ela é um lugar de encontro de todos os métodos. O que nos une é a possibilidade ética de saber o que está implicado no atendimento clínico e cuidar dos nossos pacientes. Quero muito ver outros métodos aparecerem por lá,

Beijos e até breve, 
Sonia

BOA NOTÍCIAESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O TREINAMENTO COMPLETO NO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você