Vemos na Academia Clínica uma grande mescla de profissionais. Muitos psicólogos, terapeutas holísticos, master em PNL, enfim. Mas aí vem o questionamento: enquanto técnica complementar a outras das mais variadas, o EFT tem sido de grande valia, uma vez que agiliza e facilita muitos processos. Aí me questiono. E trabalhar apenas com EFT (Gold e Optimal) como terapia? É válido ou suficiente? Amo o EFT e tenho minhas ideias acerca da questão. Mas gostaria de seu posicionamento Sonia. Gratidão por ter à frente da Academia um ser tão iluminado quanto você.
RESPOSTA DE SONIA :
Elmari querida, que boa pergunta. O método EFT Oficial, tal como Gary fundou e foi desenvolvendo do Tapping (Gold) ao Optimal EFT, é um método completo em si mesmo. Ele não nasceu como complemento de outros métodos terapêuticos. A vocação dele não é ser uma técnica de apoio mas um método completo que dá conta de doenças físicas, mentais e emocionais. Aliás, todas as doenças são físicas, mentais e emocionais em alguma medida. Gary se dedica muito a doenças físicas com suas dores e sintomas, mas sempre vai às dimensões emocionais destas doenças físicas ou dores. E resolvendo as respostas emocionais negativas a eventos vividos de forma traumática, o tapping ou o Optimal conseguem chegar a dissolver sintomas e dores. Muitas vezes não rapidamente, porque podem haver muitos eventos, com muitas negatividades, e é preciso ir se dirigindo a uma série deles para o resultado. E, assim,o EFT é um método total e completo por si só.
Gary sempre pede que se se vai usar o EFT, se use estes passos que citei acima e não se use o método pela metade, sem seguir os passos imprescindíveis que caracterizam o EFT. Ir aos eventos específicos do passado e abordar todos os aspectos desses fatos, chegar ao problema central da pessoa, que pode estar ligado a vários eventos. Sempre o evento central são estados extremamente doloridos que muitas vezes se precisa de um terapeuta para poder, em um vinculo seguro, trazer à consciência. Por exemplo, uma pessoa ridicularizada na infância pode viver em estado potencial de humilhação e desta forma sempre está fugindo de enfrentar riscos, ousar, porque o medo da humilhação é atroz. E, sim, a humilhação pode então ser o problema central desta pessoa. E ele é o reverso da dignidade, que é um direito ontológico do ser humano.
Mas o EFT pode ser um complemento de muitas práticas holisticas ou alternativas e de muitas práticas tradicionais. No Laboratório Fleury, um dos mais cotados em São Paulo, havia um técnico que empregava o EFT cada vez que a paciente tinha medo de fazer o exame de sangue. Dentistas usam para evitar o medo do paciente. Hipnoterapeutas usam para ajudar na sugestão hipnótica. Coaches usam para facilitar a adesão à tomadas de decisões e à ação. Eu acho que é válido, mas o profissional deveria alertar o paciente que vai ser usado um pedacinho de um método que tem uma potência muito maior se usado integralmente ainda que inserido dentro de um tratamento que envolva outras abordagens. O essencial no EFT como nos atendimentos clínicos é o olhar que se tem para o paciente, a relação que se estabelece, a profundidade da conexão.
Sempre que se vá usar o EFT é interessante indicar um site de um Centro Gary Craig para o paciente. Me fala se respondi ou se ficou alguma dúvida. O que voce pensa?
BOA NOTÍCIA: ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O TREINAMENTO COMPLETO NO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE
Estudante de EFT, aspirante a terapeuta oficial pelo Gold e Optimal. Apaixonada pelo crescimento pessoal e superação das pessoas. Viemos de uma fonte de amor e despertar este amor, através de nossa missão nos torna melhores!