[ editar artigo]

O que é topo da mesa e pés da mesa em EFT? (Respostas de Sonia Novinsky intercaladas)

O que é topo da mesa e pés da mesa em EFT?
(Respostas de Sonia Novinsky intercaladas)

ANA : Se chego ao sentimento de que tudo que falo está errado e me sinto culpada como se fosse melhor não ter dito e tenho a sensação de que serei punida por isso, que não devia falar, dar minha opinião com tanto empenho... e que, claro, com tudo isso, alguma desgraça vai acontecer.

Como separo tudo isto para fazer os tappings e ver tudo se dissolver e ressignificar? O aperto no peito, a vontade de chorar. Vontade de voltar atrás e ser muda como meu pai era... pois assim não feria ninguém?

Como limpo todas estas emoções? O que seria o tampo da mesa e o que seriam os pés? 

O tampo da mesa pode ser acordar com a sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer? 

COMENTÁRIOS SONIA: Todas estas frases envolvem sentimentos, sensações, pensamentos/crenças.  São tampos da mesa. Tudo que escreveu até agora são tampos de mesas. Mas além de tampos de mesa, se precisa chegar aos pés da mesa e também ao core issue (questão central ) da pessoa, onde o ontológico atravessa o ôntico. (ensino isso muito em supervisão, e um pouco no meu curso Percurso Clínico)   

ANA: E os pés seriam...

1 - tudo que falo está errado

2- me sinto culpada como se fosse melhor não ter dito

3 - sensação de que serei punida por isso, que não devia falar

4 - não devia falar, dar minha opinião com tanto empenho

5 - com tudo isso, alguma desgraça vai acontecer

6 - aperto no peito, a vontade de chorar

7 - Vontade de voltar atrás e ser muda como meu pai era...pois assim não feria ninguém

8 - acordar com a sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer?

Faço estes 8 Tappings...de 2 em 2 rodadas e vou vendo de 0 a 10 como caminham cada um? Isso levaria a apenas diminuir as sensações ruins ou a não sentir isso mais?

COMENTÁRIOS SONIA: Não!!!! OS PÉS DA MESA SÃO AQUILO QUE MANTÊM A MESA DE PÉ. Um pé da mesa é sempre um evento especifico: Isto é, todos os eventos específicos  e seus aspectos que geraram respostas emocionais negativas, dos mais diversos tipos. Por exemplo: o dia em que eu tinha 6 anos e meu pai chegou em casa bêbado, gritando e jogou uma cadeira na minha mãe que machucou seu rosto. Se este evento ainda perturba o paciente (ou si mesmo se auto aplicação), em mais de 6 vale a pena trabalhar. Vamos dizer que o evento como um todo recebe um valor de perturbar 9,5 .  Se pode fazer para o evento todo, mas é mais eficaz se ir para os aspectos do evento. 

Aspectos:  Os olhos de sangue do meu pai, desesperado, exaltado.  O grito da minha mãe quando caiu e pôs a mão no rosto. O cachorro que latia alto. O cheiro de álcool do meu pai. A respiração ofegante do meu pai. O choro alto da minha mãe. O Olhar de vergonha da minha mãe. Quando lembro desta cena, ainda sinto 10 (terror de ver ele bêbado, gritando exaltado, desesperado), sinto 9 (mãos e pés gelados quando lembro de seus olhos ), sinto 9 (medo quando lembro de minha mãe caindo com a mão no rosto e sangue), sinto 10 (tristeza quando lembro o choro da minha mãe), sinto 9 (mágoa deles não perceberem que eu estava ali), sinto 10 (ao ver a cadeira voando),  sinto 7 (raiva do cachorro latindo),  sinto 10 (terror de ver a respiração do meu pai e o cheiro de álcool), sinto 10 (desespero do grito da minha mãe), sinto 9  vergonha de ver a vergonha da minha mãe). Se faz tapping para cada aspecto do evento e suas emoções. Podem surgir novos aspectos. Podem surgir crenças que precisam ser trabalhadas: penso que não se pode confiar em homens, penso que álcool é muito perigoso, do mal, penso que homens são perigosos, melhor desconfiar sempre e muitos outras. 

Depois se pede para passar um filminho do evento todo e se vê se a nota caiu para 3, 4. Se está muito alta, há aspectos que não foram ainda trabalhados, então se pesquisa mais aspectos. 

Se baixou bastante se passa para outros pés da mesa. O efeito dominó vai fazer com que, derrubando alguns pés da mesa, outros caiam sozinhos. Mas é importante ir trabalhando junto com estas emoções, as sensações que a pessoa tem em relação as emoções e aspectos e também os pensamentos e crenças que aí se originaram. Só assim se vai eliminando padrões de defesa, que são  sensações e emoções e pensamentos frente a situações desafiantes na vida. 

Os 8 itens que você enumerou acima são respostas atuais a desafios atuais, originadas em situações biografias traumáticas que precisam ser trabalhadas desde a tenra infância. Não se resolve problemas atuais olhando só para os sintomas atuais. 

Ficou claro? Obrigada por sua pergunta, Ana, que me deu a possibilidade de desfazer erros que muitos cometem e explicar bem em detalhe como trabalhar com EFT OFICIAL, da forma mais precisa possível, com tapping ou com Optimal. Com os dois se trabalha a especificidade de eventos, respostas e aspectos. A nível de sensações físicas, emoções e pensamentos/crenças.


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS CURSOS DO  EFT OFICIAL ESTÃO AQUI. 

 

 

ACADEMIA CLINICA
Ler matéria completa
Indicados para você