[ editar artigo]

O que faz a diferença no EFT?

O que faz a diferença no EFT?

Tanto o EFT tapping quando EFT Optimal são métodos que além de eliminar sintomas desagradáveis, desde dores físicas até graves sofrimentos emocionais, permitem que a pessoa se descubra em uma nova chave. Um depoimento vai ajudar a explicar o que quero dizer.

Um paciente meu muito querido, jovem, maduro, casado, com um filho de 6 anos, me procurou porque nas suas palavras:  tinha crenças limitantes, procrastinava, se auto sabotava em relação à prosperidade econômica e seu objetivo era enriquecer rapidamente. Vagner (seu nome real, ele me permitiu usar), tinha visto na infância seu pai agricultor perder toda a plantação e a família passou muita tensão pela dificuldade financeira. Fizemos talvez umas 10 sessões no máximo e trabalhamos os eventos mais traumáticos de sua infância, na relação com pai, sobretudo.

Usei com ele o tapping e também o Optimal EFT para ao mesmo tempo limpar as sequelas dos traumas relacionais e liberar seu self de todas pressões egóicas, de todo falso self, de todos os medos ligados à escassez. Vejam o resultado, no seu depoimento. De uma pessoa seca e objetiva, sem tempo para a família, só em busca de um enriquecimento rápido, ele passou a uma pessoa terna  que criou novos sentidos para sua vida.

Boa tarde Sonia! Pois, então, estou muito feliz na minha jornada de autoconhecimento. Percebi que o que procurava (dinheiro) não era o mais importante. O mais importante e o mais valioso são minha esposa, meu filho e minha vida. Antes achava que só seria feliz se tivesse muito dinheiro. Hoje acredito sinceramente que somente sendo feliz agora é que o objetivo chega. Minha felicidade é ter descoberto ser merecedor de ter um filho e uma esposa tão maravilhosos!  Queria te agradecer muito, muito mesmo por ser parte da minha jornada, sem você isso não seria possível. Muita gratidão e muito sucesso para você e sua família! Abraços, Vagner

O que aconteceu neste tratamento com EFT? Quero que percebam como as pessoas que vem fazer o EFT pouco se conhecem, pouco conectam com seus si mesmos verdadeiros. Elas chegam trazendo palavras abstratas e visões objetivas: procrastinação, autosabotagem, crenças limitantes. São nomeações que aprenderam e que descrevem sim suas atitudes e comportamentos de uma forma abstrata, objetiva, categórica. Verdade que podemos olhar o ser humano a partir do seu comportamento objetivo, e nomea-lo com palavras do senso comum. A minha pergunta é? Isso é tudo?  Uma criança que faz pipi na cama precisa ser tratada porque faz pipi na cama. Mas isso é tudo?

O EFT permite uma entrada diferente no universo da pessoa humana. Uma entrada pela experiência, o que ela realmente sente sobre si, no corpo, no coração, em todo seu ser, tanto aqui e agora quanto nos momentos críticos de sua história. E esse caminho leva a novas percepções, novas palavras surgem como se pode apreender do depoimento de Vagner: gratidão, merecimento, família, esposa e filho, ser feliz, o que é valioso. Estas palavras são carregadas de sentimento, palavras prenhes de sentido. Trabalhamos as sequelas negativas dos traumas da infância com tapping, trabalhamos com a intuição e  terapeuta interior os estados do agora e um novo sentido para sua vida. Novos valores surgiram e sua paz o inunda de uma forma muito bela.

Esse duplo olhar, de um lado um olhar da realidade objetiva que a pessoa demonstra e de outro um olhar a partir de como a pessoa experiencia, sente, dá sentido e significado para seu passado e seu presente, é uma característica importante do nosso método EFT (Tapping e EFT Optimal). No Optimal EFT temos sempre o espaço para acessar este reservatório de criatividade que cada pessoa tem para dar um novo sentido a sua vida, como Vagner expressou no seu depoimento. De viver o negativo, a falta, se pode chegar à sabedoria interna do que realmente temos sem saber que temos, somos sem saber que somos.

Por exemplo Vagner hoje é um pai presente, cuidadoso, afetivo, e viveu uma infância em que sentia falta desta figura paterna amorosa. Seu pai vivia sob estresse e irritação, sem paciência. Acessando seu reservatório de recursos internos ele pôde reverter este negativo da falta para o positivo da presença afetuosa. Não é maravilhoso saber que nosso terapeuta interior nos abre um mundo que ansiamos mesmo que tenhamos sofrido muito no passado?

Fiquem comigo e vocês vão aprendendo o que eu tenho aprendido: que o  EFT é um método flexível, de mil e uma utilidades! Que permite não só atingir metas mas encontrar as metas que fazem sentido para cada um e aí seguir na direção delas.

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você