[ editar artigo]

OEFT na Clínica Social - Relato de uma experiência e contribuição do Projeto EFT em Duplas

OEFT na Clínica Social - 
Relato de uma experiência e contribuição do Projeto EFT em Duplas

Relato, aqui, alguns aspectos da experiência de atendimento na Academia Clínica possibilitada pela proposta de prática clínica aos alunos do Centro Gary Craig de Treinamento do EFT Oficial e a contribuição do Projeto EFT em Duplas.

O atendimento foi composto por dois módulos, sendo o primeiro de 20 sessões e o segundo de 10 sessões.

A cliente, que aqui denominarei Élida, procurou a terapia porque vinha convivendo com constantes crises de ansiedade, baixa autoestima, dificuldades nos relacionamentos, não se percebia sociável e o medo era seu companheiro constante.

Já no início da terapia, com auxílio do tapping, foi possível acessar eventos emocionais dolorosos que marcaram profundamente a infância de Élida: a experiência de ausência afetiva da mãe que, por sua vez, também convivia com suas questões pessoais incluindo depressão e parcos recursos econômicos; a punição severa na véspera do primeiro dia de aula, por resistir começar a frequentar a escola. Essas questões foram trabalhadas no início da terapia e retomadas durante o processo, com nuances diferentes, à medida que emergiam eventos que denunciavam o vazio afetivo, a ânsia por preenchê-lo e a necessidade de remissão de culpas advindas da sua própria dor.

No processo, Élida se depara com novo momento crucial, o primeiro emprego formal aos 12 anos, forçada pelas circunstâncias e pela mãe e a decepção de, ao se apresentar no emprego ouvir do responsável “esperávamos um candidato menino!” e, ainda, ocupar uma vaga antes ocupada por um menino cuja imagem que lhe passaram era de alguém extremamente competente. Diante dessa expectativa, Élida se desdobra para conquistar o seu lugar no mundo do trabalho enquanto contribuía para renda familiar.

Nesse ponto da terapia, eu já havia iniciado no Projeto EFT em Duplas cuja prática muito contribuiu para que, na Clínica Social, avançássemos no trabalho com o Terapeuta Interior, através do Optimal EFT, e pudéssemos trabalhar eventos dolorosos de modo a atingir níveis mais profundos da experiência emocional da paciente.

Assim, Élida foi ressignificando a dor da perda do pai, com quem tinha uma relação de proximidade e confiança, e tudo o que isso comportava incluindo, além do vazio afetivo advindo da perda, o aumento da responsabilidade em relação ao cuidado da mãe e ao prover o sustento familiar. Também foi trabalhando transferências dessas responsabilidades assumidas precoce e compulsoriamente para as relações no trabalho atual.

Para Élida, cada sessão era marcada por fortes reações físicas como falta de ar e sufocamento, náuseas, palpitações, sudorese, forte dor de cabeça, dores abdominais e, formigamentos na região torácica e membros superiores.

Em uma das sessões, chegou com forte crise de rinite, sendo que, após trabalhada, na mesma sessão, não retornou até o final do tratamento. Nessa fase, eu tateava mais que hoje com o Optimal, mas percebo que a acolhida amorosa, a confiança estabelecida entre terapeuta e cliente, de certa forma, já são indícios da presença do Terapeuta Interior possibilitando o processo.

O sucesso do tratamento da rinite foi testado através de perguntas, ao longo das sessões que seguiram, a respeito de reincidência ou não. E o semblante de Élida se iluminava ao dizer o quanto estava feliz por não ter tido mais nenhuma crise, já que convivera com crises mensais e medicação, por longo tempo.

Continuamos integrando o Gold EFT e o Optimal até que eu me sentisse mais segura em relação ao Optimal e, nas sessões finais do tratamento, predominou o trabalho com o Optimal. Nesse processo e aprendizado, tivemos experiências muito fortes de acesso a dimensões profundas do ser antes obscurecidas pelas marcas emocionais inscritas na biografia de Élida, mas agora, felizmente, ressignificadas e integradas a sua história.


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇO  COM GRANDE DESCONTO NO TREINAMENTO COMPLETO DO  EFT OFICIAL ESTÃO AQUI. 

ACADEMIA CLINICA
Marlene Gomes
Marlene Gomes Seguir

Sou Marlene, mulher, mãe, professora. Em busca de auto conhecimento e de ajudar as pessoas.

Ler matéria completa
Indicados para você