[ editar artigo]

Optimal EFT: o que é, o que faz por nós?

Optimal EFT: o que é, o que faz por nós?

 

Na sequência das minhas perguntas para o Gary, fiz esta para deixar bem claro a todos o que é o Optimal, porque a introdução do Optimal EFT levantou algumas dúvidas: O Tapping não vale mais? Gary agora se tornou um místico, usando apenas a fé para curar as questões emocionais e físicas.

Lógico, não é nada disso. As pessoas tem a tendência de por um rótulo bem discriminativo e divulgar isso para seus contatos.

O Tapping continua sendo um recurso válido do EFT e mesmo do Optimal EFT. Na minha visão, o Optimal EFT potencializa a eficiência do Tapping imensamente.

Você pode usar o Tapping para uma cena da infância, por exemplo, conectada com um padrão de comportamento e emoções atual. Depois de umas rodadas você, como Gary fala, põe na mesa a resposta emocional do paciente na cena da infância e nas reações atuais.

Em seguida você e seu paciente de forma amorosa e usando visualizações se quiser, oferecem as emoções negativas pedindo ajuda ao Terapeuta Interior, ou à sua Luz interior, ou ao seu eu superior, ( como quiser chamar).

Este ato de oferecer e pedir ajuda, é banhado pela humildade, o que lhe permite já passar para uma positividade que é a fé que há algo para além do seu ego que pode dar conta. 

Relacionado ao poder amoroso envolvido nesta postura deste triangulo que se forma ( terapeuta, paciente e Terapeuta Interior), vão modificando os termos do problema, de forma que diminui a negatividade das respostas do passado presentes na memória e, a reatividade do paciente às situações do presente e uma paz se estabelece no terapeuta e no paciente.

Desta forma integramos o Tapping com o Optimal de forma muito produtiva.

Mas podemos uasr o Tapping de outras formas, por exemplo para acalmar um paciente antes de iniciar o tratamento com o Optimal EFT. Ou, podemos usar apenas o Optimal, sem usar o Tapping. Ou podemos usar em muitos casos apenas o Tapping, que ainda é válido e muito útil porque ele cria um clima de fazer algo com o paciente, e este se sente reconfortado de não apenas falar, mas agir no corpo.

O Tapping se torna um jogo entre paciente e terapeuta que se vinculam de forma muito profunda e duradoura.

Gary considera o Optimal um avanço em relação ao Tapping como vocês podem ver no vídeo abaixo. Porque ele reduz de alguma forma nossa arrogância enquanto terapeutas que vão curar o paciente, reduz a arrogância do paciente que muitas vezes se culpabiliza e se cobra o sucesso de todas suas ações  mas, acima de tudo porque ele se baseia na nossa humildade, entregando a um poder que nos transcende a ajuda que precisamos.

Mas ele não despreza o Tapping, isso precisa ficar bem claro, ele mesmo usa e ele sabe que para certos pacientes e certos terapeutas o uso do Optimal se complica por crenças e hábitos.

Além de tudo, quase todos os procedimentos do Tapping são incorporados ao Optimal, apenas que se elimina o Tapping.

O uso do nome EFT se espalhou de forma leviana muitas vezes por milhares de pessoas o que magoou muito o Gary que já havia mudado o nome do EFT Tapping para Gold Standard EFT.

Introduzindo o novo nome, Optimal EFT, ele se garantiu de todas as formas que ninguém fora do Centro Gary Craig pode usar este nome. O que garante um uso homogêneo e correto do EFT pelas pessoas que estudam no Centro Gary Craig de Treinamento de EFT Oficial no Brasil. Mas vejam o vídeo, é muito esclarecedor.


TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você