[ editar artigo]

Pânico e adolescência.

Pânico e adolescência.

Olá, Sonia e colegas.

Estou acompanhando um adolescente de 17 anos que tem apresentado eventuais ataques de pânico. Tem pensamentos negativos acerca da própria saúde, sempre achando que tem alguma doença e que precisa ir ao medico para averiguar.
Relatou também eventos de tristeza e sensação de estar "aéreo", mas não consegue identificar os gatilhos. Tem dificuldade de se conectar com as próprias emoções e tem pouca consciência corporal para identificar as sensações físicas. 
Tenho trabalhado Optimal com ele nas cenas que ele expõe, mas confesso que não estou tendo progressos aparentes, apesar de só termos nos encontrado por duas sessões. Teria alguma dica?
Obrigado. 

RESPOSTA DE SONIA:  Rui, pânico sempre se teve, agora tem um nome. Pânico é um pico de ansiedade. Ele tem uma ansiedade que se chama paranóica, que geralmente, se não cuidada, chega ao pânico. Na minha experiencia essas ansiedades acabam vindo em jovens que justamente ficam aéreos porque desconectam daquilo que os machucou e precisavam ter reagido, mas por falta de suporte em suas biografias, não reagiram, como que engoliram. E fica uma revolta muda dentro deles, que vai se tornando ansiedade paranoica, isto é, há uma ameaça que vem de fora ou de dentro (no caso dele, doenças), mas que na verdade são agressividades e ataques que foram engolidos, interiorizados, sem expressão externa. Quando se localiza essas raivas que se transformam em medos porque o ataque foi projetado para o interior do corpo ou para o exterior e se trabalha, se conscientiza, se compartilha, com EFT ou outro método, os ataques desaparecem. Trabalhei dezenas de jovens assim. Um rapaz que sofreu sério bullying quando pequeno, tinha essas crises de ansiedade, medo de morrer, de doenças, etc, que acabou derivando para comportamentos obsessivos. Tratado, ficou bom, está feliz, só me escreve para agradecer. Eu já escrevi sobre ele em algum lugar.
Beijos e segue contando pra nós.


ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA TODOS OS CURSOS DO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
RUI JOSE PEREIRA
RUI JOSE PEREIRA Seguir

Sou terapeuta e trabalho com florais, radiestesia, EFT, Reiki, Thetahealing e Access Consciousness, etc, e apesar de estar estudando há alguns anos, iniciei minha atividade em 2016. Estou aplicando o Gold Standard EFT, com bons resultados.

Ler matéria completa
Indicados para você