Sou aluna do Curso Gold Standard EFT, e tenho uma dúvida:
Se tivermos um medo específico ( ex: medo do mar )desde muito pequeno
(+- 3 anos ) e não nos lembrarmos do que provocou este medo, ao fazer
a técnica EFT podemos focar no medo que sentimos?
SONIA RESPONDE: O medo do mar me parece algo bastante significativo . É um medo de algo que tem como que vida própria e que não se curva diante de nós. E que também não controlamos. Muitas vezes temos várias memórias de eventos difíceis mas elas não parecem estar relacionadas com o incomodo que sentimos no presente. Isso acontece muito.
Você procura na memória algum evento que possa estar relacionado com o medo do mar e não acha. Mas a memória traumática no caso pode estar representada por outras palavras como: o dia que minha mãe saiu a noite e eu senti muito medo, e ao mesmo tempo sentia que não podia controlar suas saídas, o que fazia o medo crescer ainda mais.
Não há nada que lembre mar no evento originário se este fosse o caso. Nada aconteceu relacionado com mar, mas sim com medo de falta de controle da situação. O mar também pode se apresentar como sintoma, como lugar muito maior que nós e nossas possibilidades de controle. Neste caso trabalhamos este evento, testando e aplicando por exemplo Gold ou Optimal para podermos ver em que medida o medo do mar reduz.
Conclusão: procure o princípio que rege o medo no sintoma e terá mais chaves para pesquisar o que pode ter levado ao medo do mar. Neste caso talvez seja o medo do maior que nós, que é incontrolável por nós.
Obrigada, aluna, pela pergunta. Comente!
Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415