Psoriase, líquen planum, fibromialgia, artrite: como cuidar

A partir de algumas experiências clínicas que já vivi, gostaria de ajudar com algumas hipóteses de situações emocionais  que podem originar estes sintomas.

Atendi uma paciente que intelectualmente é brilhante, fez duas faculdades, é realizada profissionalmente, ótima mãe, mas desenvolve estes sintomas físicos dolorosos e comprometedores esteticamente. Investigando sua infância e adolescência, as questões que encontro são graves: um pai que bebia assiduamente, envolvido muito com o social, amigos, festas, etc. Uma mãe séria, envolvida com religião.

Desde pequena era gordinha, ou seja, motivo de chacota na escola e já começa o incomodo em relação ao corpo. E quando a sexualidade floresce é totalmente reprimida. A espontaneidade corporal é totalmente suprimida como pecado ou vergonha. O pai, por conhecer os ambientes noturnos, a mãe pela religião, colocam uma carga no corpo sensual que acabam tirando toda naturalidade do corpo da filha, deixando-a incomodada por ter corpo. Morando em cidade de praia é proibida de usar biquíni. O medo da sexualidade que os pais sentem repercute na filha, minha paciente.  O corpo fica numa situação de conflito que acaba explodindo as doenças de pele e as dores nos músculos e nas articulações.

- o corpo vivo sente o desejo de se expressar sexualmente, de desejar, de fluir na sensualidade

- mas o corpo emocional também sente que isso tem um peso, do pecado por um lado, mas também do vergonhoso, do imoral, do perigoso.

-  também o corpo vivo sente a raiva de ser tolhido em algo que lhe é natural expressar, de ter que suprimir algo que vem forte e alegre em si.

- e ainda a consciência que internaliza as vozes parentais se dá conta do perigo da sexualidade  e sente medo do próprio desejo, medo da liberdade de expressar e viver a sexualidade.

O corpo sexual emocional e simbólico experimenta neste processo tantas contradições que explode nestes sintomas todos que são ao mesmo tempo dolorosos e com sequelas físicas muito desagradáveis e intimidantes também.

O que fizemos na primeira sessão que deixou a paciente muito relaxada e leve: ajudei-a  a se conscientizar destas relações entre seus sintomas e os processos vividos na infância e adolescência. E utilizei o Optimal EFT para liberar estas contradições inscritas no seu corpo, para que possa fluir em sua espontaneidade, se amando e se abrindo para amar.

Hoje esta mulher tem mais de 50 anos, mas o corpo retém passivamente as sequelas dos conflitos vividos dezenas de anos antes. É preciso, através da consciência dos processos e das contradições vividas, regenerar a integridade deste corpo emocional ferido. O Optimal, despertando nossa sabedoria interior que se expande na sabedoria transcendente, é um bom recurso para esta recuperação.

Dúvidas? Escrevam! beijos

Sonia

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇOS DOS NOSSOS CURSOS ESTÃO AQUI
E APROVEITE PARA SE INSCREVER AGORA, COM OS GRANDES DESCONTOS DA PROMOÇÃO NATAL/ANO NOVO!