[ editar artigo]

Qual o seu projeto de vida?

Qual o seu projeto de vida?

 

Nas supervisões com a Sônia, percebi como é importante ter um projeto de vida.

Todos nós precisamos ter algo que queremos realizar ou algo que nos nutre, que nos move. Quando não temos um projeto, a gente se perde.

É comum que pessoas adotem alguém ou relacionamentos como projeto de vida. Por exemplo, a vida da fulana é cuidar do filho, ou ser o marido da ciclana.

Isso não dá muito certo, porque os relacionamentos são instáveis e também porque o projeto de vida deve ser algo seu, que não pode morrer ou ir embora. É uma obra sua.

Num caso que atendi, uma mãe, por diversas questões, acabou adotando o filho como projeto de sua vida. Ela criava problemas, doenças e supervalorizava qualquer dificuldade dele pra incapacitá-lo. Logo, ela tinha que cuidar desse filho (mesmo se ele já fosse bem grandinho pra isso). Se sentia missionada e, assim, se acalmava. Como consequência, o filho não se desenvolveu, porque se fizesse isso atrapalharia a função da mãe. 

Assim, o projeto dela não era bom pra ela e muito menos pra ele.  

Tenho refletido sobre isso com os meus pacientes. Quais são os planos, os sonhos, o que querem criar. Nem sempre é fácil, tem uns que tem muita dificuldade, mas é essencial que se tenha.  

 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você