[ editar artigo]

"Quando nos desviamos do Amor para o medo? "

 

Qual é o seu maior medo? Quando será  que deixamos de seguir o caminho do amor (quando nascemos) e desviamos para o caminho do medo (já na fase adulta)?


Bem,  isso disfarçado de angústias, medos diversos, não sentir que merece algo melhor na vida, se sentir inferior as outras pessoas. Essas sensações que  muitas vezes não conseguimos explicar é  o que eu chamei de: se desviar do caminho do amor para o medo.

Entender isso quando o  cliente vem a procura da nossa  ajuda é com certeza o meu maior  desafio como terapeuta .E  assim foi a minha  jornada com a cliente que aqui vou dar o nome de Angela.

De  início tinha crise de ansiedade  no trabalho, em casa, tirando a  sua paz e assim fomos entendendo o que essa crise significava para ela. Ela me relatou que essas crises tiveram início logo após ter uma discussão  com a sua parceira e nesse episódio houve uma tentativa de  suicídio, com uma faca.

Gerou-se uma  fobia a esse instrumento cortante (FACA), qualquer faca, principalmente a faca em questão, que faz parte de um faqueiro em sua cozinha. Trabalhamos vários aspectos daquele dia, algumas vezes e fomos para outros eventos que traziam cenas da Angela em situações  de não sentir merecedora, abandonada, rejeitada, onde trouxe muitas recordações da qual nem se lembrava, que lhe  incomodavam muito. Avançamos bastante no que ser refere a  sua auto estima e confiança em si mesma.

MAS E A FACA? Então, ainda era objeto de estudo,  que persistia em não apresentar o seu real significado, pois até aquela  discussão nunca houve problemas  com facas.

ONDE ENTÃO, FOI DESVIADO DO CAMINHO DO AMOR PARA O MEDO?

Em minhas anotações  tinha uma menção a um aborto, que ocorrera com a mãe  antes da  Angela nascer e com o nascimento dela a mãe teve depressão pós parto. Foi então que fomos abordar essa questão. Como ela se sentiu quando soube?  Será que  esse fato (ter nascido após uma morte) lhe incomodava?

Dentre outras perguntas, foi ficando claro que  Angela não se sentiu cuidada nos primeiros meses de sua vida,  devido a depressão pós parto de sua mãe. Assim, com o Tapping e o Optimal, fomos a uma viagem desde o útero materno e as possíveis sensações que a Mãe poderia ter passado.

Foi uma incrível experiência para nós quando, surpreendentemente , tivera uma lembrança dela com 3 meses de idade no colo da sua mãe, em pé, ela com um macacãozinho azul em frente ao espelho.

Nesse dia, Angela disse que sua mãe a colocou na cama e sorriu para ela e nesse momento sentiu que foi a primeira vez que sentiu o amor da Mãe.

Como alguém pode lembrar-se de si mesmo com 3 meses de vida? Houve mesmo esse  episódio?  Bem nunca saberemos,  mas  sinceramente para mim não importa e nem para ela.

MAS E A FACA?  Hoje também não importa mais, foi gatilho num momento difícil da sua vida. O  que realmente importa é que  essa cena dos 3 meses de Angela a fez se RECONECTAR DO CAMINHO DO MEDO PARA O AMOR.


Comentário Sonia: será que este reencontro pela memória dos 3 meses aliviou a fobia? A faca me parece sempre o medo dos nossos impulsos destrutivos e de nossos ódios assassinos que muitas vezes são resultado de negligências quando criança. Temos muito medo das reações de ódio que tivemos por não sermos atendidos em nossas necessidades na tenra infância. Como ela sentiu este encontro com a mãe, se você puder trabalhar com ela o perdão de forma bem consciente, perdão dela em relação a si mesma e em relação à mãe, talvez a fobia da faca não tenha mais razão para existir. Conta para nós! No caso dela o medo veio porque o bebê precisa mesmo ser acolhido e atendido em suas situações de fragilidade. E se não atendido, a sua resposta é de braveza, raiva, ódio até, e o medo do abismo da solidão quando não acolhido, somado ao medo da própria destrutividade, leva sim a fobias.
Obrigada, querido David! O Curso em Milagres nos fala: onde há amor não há medo e onde há medo não há amor.

TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E PREÇO DO TREINAMENTO COMPLETO NO EFT OFICIAL ESTÃO AQUI  
 

ACADEMIA CLINICA
DAVID MICHEL DA SILVA
DAVID MICHEL DA SILVA Seguir

Eu sou o David Michel, terapeuta GOLD STANDARD - EFT. Conheça os benefícios da EFT e veja sua vida se transformar ! Pois para mim a cura e a mudança acontece:“ De Dentro Pra Fora “

Ler matéria completa
Indicados para você