Quem cura o paciente? Somos nós? Gary nos diz: somos assistentes do Terapeuta Interior. Série Sea Ranch vídeos

Quem cura o paciente? Somos nós?
Gary nos diz: somos assistentes do Terapeuta Interior. Série Sea Ranch vídeos

Este é o  quarto vídeo da série.

Importante vídeo para os praticantes do Optimal EFT.  Os seguintes pontos vão ser discutidos no vídeo, totalmente traduzido para o portugues, como sempre:

1. O TI (Terapeuta Interior) sabe todos os problemas que precisamos trabalhar e sabe como trabalha-los.
  2. O TI jamais intervem contra nossa vontade. Ele respeita o que esquecemos, o que escondemos e o que reprimimos. Seria um desamor nos invadir.
  3. Nós, terapeutas, somos assistentes do TI e não somos nós que fazemos esta cura.
  4. Nosso papel é trazer para a superfície os problemas que aparecem apenas como sintomas, padrões, etc  e ressignificar visões que o paciente tem do que viveu e vive.
  5. O TI vai fazer seu papel quando nós estivermos no ponto de deixar nosso problema se dissolver, se ir de nós. Ele respeita nosso ritmo, nossas possibilidades, nosso timing.
  6.  Isso é válido para sintomas físicos, emocionais, mentais.

O paciente sente sintomas, impedimentos, frustrações. O terapeuta traz  para o diálogo problemas que estão em níveis menos aparentes e que são as raízes destes sintomas. Esses problemas tem faces sensoriais, emocionais, cognitivas e foram criados na interação vivida na infância e adolescência com as condições ambientais. Ele ressignifica, acolhe, compreende e ajuda o paciente a compreender. Mas, a meu ver, é o Terapeuta Interior que realmente cura, na medida em que é um Terceiro Elemento, que só pode existir a partir do vínculo profundo entre terapeuta e paciente. Essa complementação é a minha forma de ver, mas Gary concorda, mesmo que ele considere que até sem o terapeuta,  isto é, num processo de auto aplicação do Optimal EFT, a cura é possível. Explicarei melhor isso em novos posts. Aqui é importante fixar essa lição de Gary, que o Terapeuta Interior é o verdadeiro Healer (ou quem faz a cura).

Vejam o vídeo e tudo ficará  claro!