[ editar artigo]

Relacionamentos e o EFT: Como confiar?

Relacionamentos e o EFT: Como confiar?

Esse tema é muito vasto mas eu quero falar hoje sobre um aspecto: o EFT pode ajudar nas questões de confiança das relações entre pessoas casadas ou que moram junto?

A vida em comum começa entre brindes e beijos. Mas tem  um dia que, sem querer ou querendo, o homem olha o celular da mulher, tem alguma notificação de whats app ou mensagem do Face e ele vê algo que não gosta. Se sente ameaçado. Tenho visto muito aqui na minha clínica estourar uma crise catastrófica nas relações por conta de troca de mensagens no whats entre a  parceira e algum ex namorado ou um amigo ou um colega de trabalho. As vezes as mensagens não são escandalosamente sexuais, mas um tom carinhoso, ou uma foto ligeiramente insinuante já desperta emoções de ciúme e ódio no homem. Isso pode acontecer também em relações de parceiros do mesmo sexo e em casos em que a mulher pega as mensagens do esposo ou companheiro. No vídeo que se segue vou me ater aos casos da parceira trocar mensagens afetivas com alguém do sexo masculino. Já vi casais se separarem por conta da parceira ter estes amigos de mensagens. O fantasma da traição (do “corno”) desperta uma revolta em que a confiança na parceira parece se desfazer totalmente, sem chance de recuperação.

O que podemos ver em primeiro lugar é que há um componente cultural importante: se a mulher troca mensagens afetivas, com certeza isso é a antecâmara da traição sexual, ou já é sinal que ela está acontecendo. E isso é como que um atestado que o parceiro está sendo um otário, está sendo humilhado, não é bom o suficiente, etc.

O EFT pode ajudar nestes casos a recuperação da confiança na lealdade e na parceria. Vejam o vídeo onde vou dar um exemplo concreto, porque é difícil trabalhar com EFT sem se saber da biografia das pessoas envolvidas.

Mas queria enfatizar que trabalhando com cada um dos dois parceiros ou apenas com um deles se consegue a retomada da confiança e do relacionamento. Eu considero  que o impedimento do diálogo após o incidente nas redes sociais que mantém a crise por longo tempo, com danos para toda família, se deve a questões que tem sua origem na infância e ou na adolescência das pessoas. Temas ligados a sustentação de si e à confiança  em si provavelmente surgirão nos eventos específicos que precisaremos investigar. Para que o fluxo da vida seja aceito com mais naturalidade, dentro de um clima de confiança e liberdade.

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você