[ editar artigo]

Supervisão: o que é, para o que serve?

Supervisão: o que é, para o que serve?

Aprender um método clínico, que tem sua teoria e sua prática é importante. Mas se queremos ajudar o próximo de forma ética e eficiente não é suficiente. Tanto o terapeuta iniciante quanto o terapeuta experiente precisam de um diálogo sobre o atendimento clínico. E a supervisão é a possibilidade deste diálogo. Ela tem uma amplitude de temas muito grande. Na supervisão se pode resolver:

  1. o preparo do terapeuta: o que ele precisa caminhar no seu percurso pessoal para poder ter real disponibilidade para observar e se colocar no lugar do outro. O que significa amar o outro, ser amigo do outro. Esvaziar-se de seu ego para se deixar ocupar internamente pelo outro. Humildade perante o cliente, que não significa submissão.
  2. as dificuldades de montar uma clínica, da sua confiança em si e em seu trabalho para que a clínica realmente aconteça.
  3. problemas de enquadre que atrapalham a sua conduta clínica. Nestes problemas estão questões do que se combina com o cliente, firmeza nos limites, abertura para exceções.
  4. o aprendizado de relatar um caso clínico, importante ferramenta de reflexão sobre o caso.
  5. os pontos cegos do terapeuta em determinado caso clínico. A supervisão é uma visão que se agrega à visão do terapeuta e faz fluir um processo clínico que estancou. Novas luzes se acendem para a conduta do caso clínico. O terapeuta cresce e o paciente se beneficia.
  6. dúvidas sobre o método que se está aplicando para o caso singular deste paciente.
  7. questões relativas ao problema central do paciente (core issue) que não é facilmente distinguível pelo terapeuta.
  8. questões relativas ao que se chama erroneamente de "resistencias"do paciente, mas que são dificuldades do terapeuta em termos da condução clínica.
  9. problemas de insegurança do terapeuta para manter o processo terapêutico sob controle, podendo até usar seus erros a favor do cliente.

Estes são alguns dos benefícios que a supervisão traz para o processo terapêutico e por tudo isso a recomendo fortemente. Considero um momento sagrado para minha vocação de terapeuta, tanto quando sou supervisora quanto sou supervisionanda. Porque por mais que se tenha experiência clinica a supervisão é sempre benvinda. Quando se trata de narrar um caso clínico é importante saber como preparar a supervisão e por isso eu sempre ofereço um formulário para o supervisionando responder. 

Se quiser saber mais sobre supervisão pode me escrever, eu tiro suas dúvidas. Mas sinceramente não há como ter uma clínica próspera e ética sem supervisão. Ela vai regredindo sem este encontro e este suporte para o terapeuta. Meu whats é 11 999941415. Ofereço supervisões em dupla, valor muito acessível, para ter flexibilidade de horários e aproveitamento máximo do que posso oferecer em uma hora e meia de trabalho intenso.

 

 

ACADEMIA CLINICA
Sonia Novinsky
Sonia Novinsky Seguir

Psicoterapeuta . Diretora do Centro Gary Craig de Treinamento em EFT Oficial no Brasil. Atendimento on line e presencial. Supervisão em grupo para EFT Oficial ( tapping e Optimal). Práticas grupais de EFT. Contatos pelo whats: 11999941415

Ler matéria completa
Indicados para você