[ editar artigo]

Trabalho com sonhos e EFT

Trabalho com sonhos e EFT

Já venho trabalhando com um caso há um tempo em que uma paciente tem uma forte crença de que é uma pessoa má. Ela se cobra como se tudo fosse culpa dela. Se o marido estiver chateado, já pensa que fez algo errado. E também por já ter pensado em suicídio, por ter feito uma brincadeira na infância que pode talvez ter traumatizado a amiguinha, etc.

Eu já venho trabalhando com EFT as memórias que formaram o terreno dessa crença de que ela é ruim. E a última sessão foi bem legal porque ela conseguiu compreender mais um pouco a origem do seu incômodo.

Ela mencionou um sonho recorrente durante a infância em que ela chegava no terraço de sua casa e lá havia dois caixões, em um deles jazia o pai e no outro a mãe.  Vinha aquele desespero e ela acordava.

Desde que ela nasceu, seus pais trabalhavam muito. O tempo que havia pra ela era pouco. Ela morria de saudade, principalmente da mãe. Mas a vida dela era sempre trabalho, trabalho e trabalho...

Com EFT fomos acessando toda dor, carência, saudade e a raiva que dava de eles sempre priorizarem a vida profissional.  E nesse sonho ficou claro o medo dela de que essa raiva os matasse e a culpa que sentia por ter ódio deles.

Ela ficou muito aliviada por compreender que podia sentir ódio mesmo amando uma pessoa e que é muito normal sentir ódio. Isso não faz dela uma pessoa má.    

Com ela sorrindo, nós acabamos a sessão. Ela estava leve.  

COMENTARIO Sonia: Muito bom e muito importante trabalhar os sonhos dos nossos pacientes. Geralmente este tipo de sonho acontece nas primeiras horas do sono. São sonhos que trazem conflitos do dia ou de momentos passados, sonhos que se tornam repetitivos até que a trama emocional que apresentam se torne compreensível e que se ressignifiquem suas tensões. Exatamente o que vocês fizeram na sessão, de forma bem bonita. Só para não deixar passar a oportunidade, há sonhos que sonhamos pouco antes de acordarmos e são sonhos que mostram como precisamos caminhar para nossa vocação ou o sentido de nossa vida se realizar. Criamos cenas e tramas no sonho que desembocam em algo que já  está definido claramente para nós: nossa missão nesta existência. 

Fiquem atentos para os dois tipos de sonho porque são chaves de situações distintas em nossas vidas. Um busca resolução do passado e o outro mostra o caminho do futuro. 

BOA NOTÍCIAESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O TREINAMENTO COMPLETO NO EFT OFICIAL. VEJA EM NOSSO SITE 

ACADEMIA CLINICA
Raissa Schiavo
Raissa Schiavo Seguir

Terapeuta EFT e Optimal. Atendimento online e presencial. Contato: 34 98401-7739

Ler matéria completa
Indicados para você